Apagão generalizado atingiu diversos bairros de Manaus de ontem para hoje - Foto: Reprodução / Redes sociais
Manaus e outras cidades do Amazonas tiveram um apagão de energia entre o fim da noite de ontem e a madrugada de hoje.
Registros de moradores mostram diferentes bairros de Manaus no escuro entre a noite de ontem e a madrugada de hoje. Nas imagens, casas, estabelecimentos, avenidas e pontos de ônibus da capital aparecem sem iluminação.
“Cidade toda no escuro”, divulgaram manauenses pelas redes sociais. Pelo Instagram, moradores da capital se manifestaram sobre a falta de luz em bairros das zonas norte, leste, oeste e centro-sul. Entre eles, São Jorge, Dom Pedro, Cidade Nova, Nova Esperança, Cidade de Deus e Colônia Terra Nova.
Outros municípios do estado também foram afetados. Relatos de falta de luz também foram divulgados por moradores de Parintins, Presidente Figueiredo e Itacoatiara.
“Muita gente perguntando o que aconteceu, mas não sabemos o motivo”, disse um morador de Manaus. “Só sabemos que tem muitos bairros no escuro aqui em Manaus e em outras cidades, mas ninguém sabe dizer o que houve”, afirmou o manauense Gilberto Wedson durante uma transmissão ao vivo pelo Instagram.
Amazonas Energia diz que apagão foi causado pelo desligamento de linha do Sistema Interligado Nacional. O SIN é uma rede hidrotérmica de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica no Brasil, controlada pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), que, por sua vez, é fiscalizado e regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Municípios da região metropolitana de Manaus já estão com fornecimento normalizado, segundo a Amazonas Energia. Em nota, a empresa divulgou que “85% do fornecimento de energia afetado pelo desligamento da linha de 500 kV Jurupari-Silves, pertencente ao Sistema Interligado Nacional (SIN), foi normalizado”, como nas cidades de Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru e Itacoatiara.
A Semig (Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás), ONS e Aneel não responderam até a publicação desta reportagem. O texto será atualizado com eventuais esclarecimentos dos órgãos.
Doença “invisível”, a endometriose atinge cerca de 7 milhões de mulheres no Brasil e, aproximadamente, 186 milhões em todo mundo. Diante disso, na semana...
Usuários de smartphones se depararam recentemente com oito novos emojis nos aplicativos de mensagens. Um deles, que representa uma árvore morta, e ilustra a...