Inspirada na COP 30, Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental das INFS têm como objetivo contribuir para a educação ambiental de crianças e adolescentes - Foto: Assessoria
O Pinocchio Centro Educacional e o Colégio Martha Falcão, que fazem parte das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), realizaram o lançamento da Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental. Além dos estudantes, o evento contou com a participação de educadores, pesquisadores e ambientalistas. O lançamento contou com a presença de pesquisadores e ambientalistas, que apoiaram a iniciativa. No dia 25 de março, as crianças e jovens apresentarão projetos inovadores abordando os desafios ambientais locais, como a restauração de igarapés e a gestão de resíduos sólidos.
Segundo a diretora das INFS, Nelly Falcão de Souza, a Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental foi inspirada na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que vai acontecer em novembro deste ano, em Belém (PA), e vai discutir pautas ambientais importantes, entre elas, a redução de emissões de gases de efeito estufa, mudanças climáticas e preservação das florestas e biodiversidade.
“Desde o anúncio da COP 30 surgiu a ideia de nos prepararmos para esse momento, que visa discutir dias melhores para a humanidade, mas não somente para Belém ou para Manaus, mas para o Mundo todo. Mudanças de atitudes e cuidado com a natureza e a nossa casa precisam fazer parte dos nossos hábitos desde já!”, destacou a educadora durante o lançamento do evento.
Vale destacar que a instituição tem no seu DNA o amor pelas causas ambientais, por conta da sua patrona, a professora, pesquisadora e ecologista Martha Falcão, falecida em 2016. Entre seus legados está o Clube do Futuro Cientista, que proporciona aos alunos atividades práticas, visitas técnicas, palestras, ações sociais e ambientais, como o cultivo e distribuição de mudas em bairros da periferia de Manaus.
Programação da Conferência
Durante o lançamento da Conferência Infanto-Juvenil Socioambiental foi realizada uma imersão com oficinas preparatórias com temáticas definidas. Em seguida, os alunos visitaram três salas divididas pelos subtemas onde puderam conhecer e poder escolher seus focos de pesquisa.
Animada com o evento, a aluna Ana Katharina Leal, de 14 anos, comenta que pretende dar ideias que possam ajudar a tornar o Mundo um local mais sustentável e menos agressivo ao meio ambiente. “Quero pensar em um projeto que traga benefícios para todos nós, como algo voltado para a reciclagem de resíduos”, disse a jovem, que faz parte do Clube do Futuro Cientista, por conta do interesse de ter mais contato com a natureza, projetos de plantio e aprender além da sala de aula.
Já Maria Eugênia Oliveira, de 11 anos, que também faz parte do Clube do Futuro Cientista, acredita que essa será uma oportunidade para desenvolver mais as suas habilidades e se envolver em causas que contribuam para a melhoria de vida da população. “Quero ouvir a ideia dos colegas, dos professores e, em seguida, refletir de que maneira posso ajudar”, opina a estudante.
De acordo com o professor de biologia das INFS, Carlos Henrique Abreu, as oficinas e diversos outros materiais servirão como a base para que os alunos possam ir construindo o projeto até o final do mês de março, quando a conferência escolar vai acontecer. “Os alunos serão os protagonistas dos projetos e, nós, como corpo docente, daremos a ordem de prioridade para os trabalhos”, explica.
No dia 25 de março, a programação inclui uma Hora Cívica em alusão à Semana da Árvore das Regiões Norte-Nordeste, abertura da conferência com palestras com especialistas e debates sobre os temas da conferência. No dia 26, será o início dos trabalhos nas salas de discussões, desenvolvimento das propostas e aprovação da proposta final. E no dia 27, acontecerá uma votação em assembleia que vai decidir a ordem de prioridade em que as propostas irão ser colocadas em prática.
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