
Nesta terça-feira (18/02), às 14h, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), gerenciado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu secretários de saúde de 61 municípios do Amazonas para apresentar as iniciativas do Núcleo de Telessaúde. Entre os destaques estão o Projeto de Telessaúde HUGV-UFAM, o TelePNAR e a especialização em Medicina de Família e Comunidade para os Mais Médicos pelo Brasil, oferecida pelo UNA-SUS/UFAM. Essas ações desempenham um papel essencial na capacitação profissional e na ampliação do acesso à saúde em todo o estado.
O superintendente do HUGV-UFAM, Juscimar Carneiro Nunes, deu as boas-vindas aos gestores, juntamente com o pró-reitor de extensão da Ufam, Almir Oliveira de Menezes, representando o reitor da Universidade Federal do Amazonas, Sylvio Puga, a presidente do conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS), Maria Adriana Moreira e a consultora técnica da Coordenação Geral de Atenção à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Susane Silva.
Ao longo do evento, os participantes assistiram a palestras sobre os projetos do núcleo, conheceram as instalações do hospital onde são executados e puderam discutir como essas parcerias vêm transformando o cenário da saúde no estado, promovendo mais equidade no acesso a serviços especializados, com reflexões valiosas que contribuam para fortalecer a integração entre tecnologia, assistência e ensino na área da saúde.
O superintendente do HUGV-Ufam e coordenador do Núcleo de Telessaúde, Juscimar Carneiro Nunes, explica que o Núcleo surge como uma solução estratégica para enfrentar desafios estruturais da assistência em saúde, especialmente nos municípios do interior, onde há escassez de profissionais especializados: “Por meio dessa tecnologia, é possível oferecer suporte clínico especializado a distância, promovendo a comunicação entre equipes locais e especialistas de referência. Esse fluxo de atendimento fortalece a Rede de Atenção à Saúde, permitindo que casos mais complexos sejam avaliados remotamente antes da necessidade de deslocamento dos pacientes para centros maiores”.
O impacto das iniciativas dos projetos apresentados, de acordo com Nunes, vai além da assistência direta: “a capacitação continuada dos profissionais de saúde garante a atualização constante dos conhecimentos e melhora a qualidade do atendimento oferecido à população. Dessa forma, os projetos aqui apresentados representam um avanço essencial para tornar o cuidado mais acessível, eficiente e resolutivo”, afirmou.
Projetos do Núcleo de Saúde Digital e Telessaúde do HUGV
PROJETO TELESSAÚDE – HUGV/UFAM
O projeto Telessaúde HUGV-UFAM integra o Núcleo de Saúde Digital e Telessaúde HUGV-UFAM, focado no atendimento das comunidades indígenas e ribeirinhas para reduzir os vazios assistenciais no Amazonas. A iniciativa utiliza tecnologias digitais de comunicação e informação para oferecer teleassistência, teleducação e telediagnóstico, visando ampliar a oferta de saúde universal e equânime nas comunidades atendidas.