O prefeito David Almeida, entregou a Mensagem Governamental, na abertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na manhã desta segunda-feira (10), e destacou avanços históricos alcançados no primeiro mandato. David Almeida pontuou ainda ações prioritárias para a nova gestão, com foco em saúde, educação, infraestrutura, assistência social, segurança e mobilidade.
Em seu discurso, o chefe do Executivo municipal reforçou seu compromisso com a população e destacou que, para este novo mandato, o objetivo é consolidar os avanços já alcançados e acelerar a implementação de projetos estratégicos e sustentáveis que impactem diretamente a qualidade de vida da população, incluindo uma proposta de reforma administrativa.
Atenção Primária à Saúde
Os avanços e conquistas na área da saúde nos quatro anos da primeira gestão do prefeito David Almeida evidenciam Manaus como exemplo positivo de Atenção Primária à Saúde (APS), com ampliação do acesso e aprimoramento da assistência prestada à população. Como resultado e reconhecimento, a capital amazonense teve, ao longo dos últimos quatro anos, a melhor saúde básica entre as capitais do Brasil, de acordo com o programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde.
“Nós alcançamos, por sete vezes consecutivas, segundo o Ministério da Saúde, os melhores serviços dentre as capitais brasileiras com relação à saúde básica. Hoje, Manaus é referência, inclusive, para a Alemanha, que veio aqui ano passado para ver o nosso modelo de saúde básica e de estrutura para os ribeirinhos. Várias capitais brasileiras têm vindo, mensalmente, à nossa secretaria de Saúde para receber as informações de como conseguimos essas mudanças”, destacou o prefeito David Almeida, em discurso durante a abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Ao longo de quatro anos, a prefeitura revitalizou, reformou e construiu 97 Unidades de Saúde da Família (USF), dentre elas, sete unidades de porte 4 e um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), já entregues. A Atenção Primária, hoje, está no dia a dia das crianças, em 231 escolas municipais atendidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), e vai mais longe, com cinco Unidades Móveis de Saúde da Mulher, oferecendo consultas e parques de imagem. Também chega mais rápido aos casos de urgência e emergência, graças ao reforço de 16 motolâncias e cinco ambulâncias para o Samu 192, além de 19 veículos para o “SOS Vida”, que leva pacientes de casa ao local do tratamento.
Outro sinal do empenho da atual gestão em modernizar e fortalecer a saúde foi a realização do concurso público da Semsa, que ofereceu 2.000 vagas e já superou essa marca, com mais de 2.200 aprovados hoje atuando para o bem-estar e cuidado dos manauaras. Sem falar do avanço na saúde digital, com a implantação do prontuário eletrônico em 100% das USFs, incluindo as Rurais e Fluviais; a ampliação do Telessaúde; e a oferta de novos serviços on-line, como a consulta de estoques da farmácia básica e o resultado de mamografias e raio-X, agora na palma da mão dos usuários.
E cada realização motiva a fazer ainda mais e melhor. Uma das propostas para a nova gestão é inovar, construindo o primeiro hospital-dia municipal de Manaus, mas também seguir na ampliação da rede básica, com a entrega de cinco novas USFs, sendo quatro de porte 4 e uma de porte 3, mais um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e ao menos mais um Caps. Também está previsto dobrar a cobertura da saúde bucal de 24% para 48%, com mais consultórios odontológicos e mais três laboratórios de prótese dentária.
Com informações da Semcom