Neste fim de semana, o Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, Centro) recebe o espetáculo “[B]errantes”, uma coprodução internacional realizada pela Associação Gira Mundo, do Amapá, e La Corte de los Milagros, do México. As sessões acontecem na sexta-feira e no sábado, dias 7 e 8 de fevereiro, às 19h30, com entrada gratuita. A classificação é de 12 anos.
A peça tem patrocínio do Programa Rumos Itaú Cultural 2024 e aborda os desenraizamentos e identidades em trânsito de latino-americanos, fora de suas zonas de conforto, em territórios estrangeiros, em confronto com suas semelhanças e diferenças socioculturais e políticas.
Com dramaturgia de Lorena Pires e direção de Anderson Barroso, os atores Augusto Pedraza e Wellington Dias atravessam testemunhos reais se tornando ficções fragmentadas de um mundo em crise. Em cena estão questões de imigração latina, sobre colonização e também reflete como mexicanos e brasileiros se veem dentro e fora dos seus territórios.
“‘[B]errantes’ tem o objetivo de reunir artistas de diferentes partes e regiões do Brasil e do mundo, de diferentes continentes também, América, Europa e África, para debater questões de identidade, de colonização, de multiculturalismo, o que nos aproxima e o que nos distancia em termos de história, de memória, de consciência social, de consciência individual e coletiva”, afirma Wellington Dias.
“É um projeto que trata sobre deslocamentos, sobre o trânsito de pessoas que saem do seu lugar de origem e que vão viver outras realidades em outros territórios e que se reinventam dentro desse processo de vida. É uma iniciativa de múltiplas vozes, de múltiplos corpos, que se encontraram na cidade de Manaus para materializar essa obra e agora abrir o processo criativo”, completa o ator.
O processo criativo do espetáculo teve a duração de três meses em encontros on-line, quando foi desenvolvida a dramaturgia, e a construção da obra presencialmente aconteceu em janeiro deste ano, em Manaus.
A ficha técnica de “[B]errantes” tem ainda Otávio Oscar na assistência de direção, Raphael Brito na preparação corporal, Krishna Pennut na preparação vocal, Ravi Music na sonoplastia, Ierê Papá na consultoria em performatividade, Tainá Vasconcelos no figurino, Juca di Souza na cenografia, Letícia Olvera e Otávio Oscar na iluminação e Manuella Barros na assessoria de imprensa.
A ampliação no percentual de recursos repassados, via emendas parlamentares, por meio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), foi um dos pontos destacados no...
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou, nesta quinta-feira (6), um site exclusivo para acompanhar as ações da Operação Tamoiotatá 2024, a...