Novos servidores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) participaram, nesta terça-feira (4), de um curso de capacitação para utilização do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), ferramenta usada para facilitar e modernizar o processo legislativo. O curso foi realizado no Laboratório de Informática da casa, sendo presidido pelo servidor Alessandro Moreira, programador do Departamento de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI).
O SAPL organiza e gerencia a tramitação de proposições (como projetos de lei e outras matérias legislativas), tornando o processo mais transparente e acessível. Com ele, é possível que as pessoas acompanhem em tempo real as etapas de tramitação das proposições, visualizem documentos relacionados a essas propostas e, em alguns casos, até participem ativamente, como enviando sugestões ou acompanhando debates.
Além disso, o SAPL ajuda os parlamentares e servidores das casas legislativas a gerenciarem de forma mais eficiente o fluxo de trabalho, desde a criação de um projeto até sua aprovação ou rejeição.
“Este curso é mais voltado para os novos gabinetes conseguirem fazer os trabalhos do vereador, que são a criação de matérias, moções, requerimentos. Aqui a ideia é fazer um passo a passo do que eles fazem esse trabalho de forma correta. Todo novo servidor de gabinete precisa passar por esse treinamento”, disse Alessandro Moreira.
Geralmente, esse curso é ofertado de quatro em quatro anos, a partir da mudança de vereadores e legislatura, no entanto ele acaba sendo feito em outras oportunidades – como quando existe atualização de sistema e entrada de novos vereadores e servidores.
A advogada Isabella Valois, assessora jurídica do vereador Paulo Tyrone, foi uma das participantes do curso. Segundo ela, a capacitação é importante para manter o pleno funcionamento da Casa Legislativa.
“Já trabalhei aqui em uma legislatura há 10 anos, mas é a primeira vez que participo de um curso de capacitação. Não é um sistema difícil, mas importante para o servidor novo que está chegando, porque ele se inteira dessa ferramenta, o que facilita o trabalho do gabinete e de toda a casa. É importante a gente entender como tudo funciona”, afirma a advogada.
A segunda parte do curso será realizada na quarta-feira (5), tendo como foco o sistema Câmara Digital Legislativa.