Os 84 passageiros deportados dos Estados Unidos embarcaram com segurança rumo ao destino final, em Minas Gerais, na tarde deste sábado (25). Durante o período em que permaneceram em Manaus, receberam assistência integral do Governo do Amazonas, que garantiu acolhimento adequado, com fornecimento de colchões, alimentação, água e atendimento médico.
Os brasileiros chegaram a Manaus na noite de sexta-feira (24), onde a aeronave que os levaria até Belo Horizonte apresentou um problema técnica. Durante a permanência na capital amazonense, por determinação do governador Wilson Lima, a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e a Defesa Civil se mobilizaram para prestar suporte às necessidades dos passageiros.
Os deportados ficaram acomodados em uma sala no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde receberam comida, água, colchões e atendimento durante as 16 horas em que permaneceram no local. A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, destacou a importância do acolhimento humanizado.
“Fizemos um atendimento humanizado, com alimentação, apoio psicológico para que essas pessoas conseguissem seguir viagem de forma humanizada, atendendo a uma determinação do governador Wilson Lima”, afirmou a secretária.
Cerca de 25 bombeiros também participaram da ação, prestando suporte direto. O comandante de Socorro, tenente Newton David Hansen, explicou que a equipe esteve preparada para atender a qualquer eventualidade de saúde.
“O objetivo principal era fazer qualquer tipo de atendimento, se fosse necessário. A maioria dos atendimentos foi apenas pré-hospitalar”, explicou o comandante.
Entre os passageiros estava Alisdete Gonçalves, de 49 anos. Ele agradeceu o apoio recebido pelo Estado. “A gente nem esperava por esse acolhimento. Fomos muito bem atendidos pelo Amazonas, com médicos, técnicos e o Corpo de Bombeiros. Parabenizamos o governo”, disse Alisdete.
Especialistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, compartilharam suas conclusões sobre as estruturas caudais vistas na raia-focinho-de-vaca (cownose ray em inglês). Segundo os pesquisadores,...