A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoveu ontem (22), uma reunião sobre a implementação de normas ISO e o Sistema de Gestão Integrada (SGI). O evento, realizado na Sala de Cinema Silvino Santos, contou com a participação de diretores e gestores setoriais, que ficaram a par da importância da ISO e as responsabilidades de cada setor na adaptação aos padrões de qualidade e gestão.
Segundo Aleksandro Machado, subgerente de Gestão Integrada da CMM, o encontro desta quarta-feira é o primeiro de vários que serão realizados ao longo do ano a fim de explicar as responsabilidades de cada setor, bem como os pontos de melhoria a serem trabalhados dentro da Casa para a manutenção de cada ISO.
“Essa reunião tem o intuito de fazer, principalmente, que o corpo diretivo da casa se envolva e entenda um pouco melhor qual é a função da ISO, qual o seu papel individual na continuidade delas. Quem conheceu a Câmara lá por 2010-2015 e vê o que ela é hoje, percebe o salto que foi dado em gestão e processos. E a ISO possibilita que a gente possa ter melhoria contínua nos processos”, disse.
A ISO 9001 (voltada para gestão da qualidade e serviços) foi implantada na CMM em 2014, enquanto a ISO 14001 (gestão ambiental) veio em 2015, mesmo ano de criação do Sistema de Gestão Integrada (SGI), que alia as duas ISOs.
Para Aleksandro, a meta para os próximos dois anos é dar continuidade aos padrões estabelecidos para SGI, visando também a ampliação de tal quadro.
“Nós pretendemos manter as duas ISOs e, quem sabe, conquistar novas. Mas, para isso, precisamos primeiramente deixar a casa arrumada e percebemos, desde essa primeira reunião, que vamos ter o envolvimento e comprometimento do corpo de diretores, o que é muito importante”, concluiu.
Selo de qualidade
A sigla ISO significa International Organization for Standardization ou Organização Internacional para Padronização, em português. A ISO é uma entidade de padronização e normatização, e foi criada em Genebra, na Suíça, em 1947.
A ISO 9001 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. A ISO 14001 estabelece padrões para a gestão ambiental de empresas, ajudando empresas e órgãos governamentais a serem bem-sucedidas, sem esquecer as responsabilidades ambientais.
A concessão ou revalidação destes certificados ocorrem após a conclusão bem-sucedida de auditorias da normas, permitindo às organizações operarem com mais eficiência.
Com a possibilidade de investimento de R$ 2 milhões para fomentar o empreendedorismo indígena por meio de dois negócios, estão prorrogadas até o dia...