Foto: Divulgação

O projeto social e esportivo Jovens Embaixadores, localizado no bairro Petrópolis, em Manaus (AM), ficou entre as cinco melhores academias do Amazonas no ranking de luta esportiva da Federação Amazonense de Jiu-Jítsu Profissional (FAJJPRO) de 2024. Reconhecida como a principal entidade do jiu-jítsu no estado, a FAJJPRO promove campeonatos de alta relevância, como a Taça Amazonas, o Campeonato Amazonense, a BJJ Cup Pro, a Copa Juventude & Amazonense Nogi.

Para os professores e equipe voluntária do projeto, a colocação no ranking tem sabor de vitória e medalha de ouro, uma vez que a iniciativa ficou no top cinco entre 100 academias relacionadas pela FAJJPRO.

Guilherme Torres, um dos fundadores do projeto “Jovens Embaixadores”, head coach e delegado da Polícia Civil, comemora o destaque alcançado.

“Este quinto lugar no ranking está sendo comemorado por nós, com um gosto de primeiro lugar. São aproximadamente 100 academias registradas que participam dos campeonatos e nós temos apenas três anos de existência. A nossa meta para 2025 é terminar o ano entre as três melhores academias, entre as mais conceituadas e com mais tempo de existência. Para isso, vamos manter um trabalho consistente e os nossos atletas estarão mais experientes. O trabalho tem sido gradativamente aumentado para atingirmos este e outros resultados. Vamos inaugurar nossa academia de musculação e agregar mais este valor ao nosso time”, disse Torres.

O treinador, faixa preta e campeão mundial, faz um agradecimento especial aos voluntários do projeto, atletas, pais e patrocinadores, além de todos os que contribuem direta ou indiretamente para o Jovens Embaixadores. “Para o próximo ano estamos pensando em expandir o projeto, com uma filial fora do Brasil, nos Estados Unidos. Essa é uma tendência de crescimento. A ideia é que os atletas sejam, além de competidores, futuros professores, que vão ajudar a multiplicar as ações e o voluntariado”, comentou.

Destaques

Entre os destaques que conquistaram vitórias, ajudando a academia a ficar em quinto lugar, está a faixa verde Lorrany Vitória, 14 anos, que encontrou no projeto a determinação e a superação para vencer. Moradora do bairro Petrópolis, a “Moana”, como é carinhosamente chamada na academia, foi duplo ouro na XII Copa Cidade de Manaus de Jiu-Jitsu profissional Gi e Nogi 2024, na categoria juvenil B 14 e 15 pluma, nas modalidades com quimono e sem quimono.

“Foram vários desafios enfrentados, tanto físico quanto mental. Eu estava disputando campeonatos e perdia. Cheguei a pensar que eu não era o suficiente, que o jiu-jitsu não era para mim. Lutava contra minha mente e fui persistindo, ouvindo meu mestre, fazendo os treinos. Eu me lesionava bastante, mas persisti cuidando, persistindo e seguindo os conselhos. Segui treinando, treinando e cheguei na Copa e venci, duas vezes. Fiquei muito feliz porque eu trabalhei muito para isso e só tenho a agradecer, a todos os que viram potencial em mim”, declarou a adolescente.

As duas medalhas de “Moana” se somaram às 65 conquistadas na última copa do ano, disputada no início do mês. A Jovens Embaixadores ficou em sexto lugar na competição, somando 15 medalhas de ouro, 23 de prata e 27 de bronze.

Foto: Divulgação

Mundial

Marco Henrique Sudário, 13 anos, lutando na faixa laranja juvenil, trouxe para Manaus a medalha de campeão no Campeonato Mundial da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), realizado em São Paulo, no início de dezembro. Ele se tornou o mais novo campeão mundial representando o Jovens Embaixadores.

“A minha experiência no projeto tem sido maravilhosa, de tudo o que acontece na minha vida, dentro e fora do JE. Agradeço muito a todos os que estão na academia, que me apoiaram, para conseguir chegar no campeonato e mostrar o trabalho realizado. Vencer no mundial é uma sensação que ainda não consigo expressar, ao certo. A única palavra que posso usar é gratidão. Gratidão a Deus por tudo que vem fazendo na minha vida e tudo que me proporciona”, explicou o adolescente vencedor. O atleta é 13 vezes campeão amazonense e tem como caraterística ser determinado e comprometido.

O projeto

Fundado em 2021 por iniciativa voluntária, o projeto Jovens Embaixadores hoje tem 150 atletas de jiu-jítsu, entre crianças, adolescentes e adultos, promovendo aulas gratuitas, MMA e treino funcional para os jovens, a maioria de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade. Onde antes existiam horas ociosas e risco de possível cooptação para o crime, hoje há muito tatame, projeção, combates, pegadas, chave de braço e muitos outros golpes ensinados pelos professores voluntários.