Água-viva gigante foi flagrada por fotógrafo no Litoral Norte de SP - Foto: Rafael Mesquita Ferreira
Uma água-viva gigante foi encontrada no Litoral Norte de São Paulo nesta semana, e registrada em vídeo por um fotógrafo de natureza. O animal foi visto no mar, na Ilha do Montão de Trigo, entre as cidades de São Sebastião e Bertioga. O registro foi compartilhado nas redes sociais e o tamanho da água-viva, cercada por peixes, impressionou os internautas.
O fotógrafo é Rafael Mesquita Ferreira, de 39 anos, que relatou ao Terra que estava no barco quando reparou na presença de três animais parecidos. As condições para mergulho não estavam favoráveis, e a água estava com uma temperatura de 15ºC, o que ele acredita que favoreceu o aparecimento das águas-vivas.
“Eu sou fotógrafo de natureza e de vida selvagem, saio praticamente todo dia, mas o mar nem sempre está bom. Nesse dia, a água estava muito fria, muito turva e muito ruim para mergulhar. Foi até surpreendente, totalmente atípico para a região, e inclusive fora de época”, conta
Ao mergulhar para fazer o vídeo, o fotógrafo não teve medo de se queimar com os tentáculos. Ele alegar já estar acostumado por surfar desde os 9 anos de idade. “Eu já me queimei muito com água-viva, quando eu surfo, a queimadura é uma coisa comum”.
De acordo com o World Atlas of Jellyfish (Atlas Mundial das Águas-Vivas), de Gerhard Jarms e André Morandini, a Drymonema gorgo pode chegar a um metro de diâmetro e se alimenta de medusas menores. A espécie já foi registrada em Santa Catarina e foi descrita por Frtiz Müller há 137 anos, com base em observações realizadas em Florianópolis entre 1857 e 1861, segundo informações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Nesta terça-feira (8), o deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) denunciou a situação do ramal que dá acesso à Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica localizada...
Os microplásticos se propagaram pelos principais rios da Europa, segundo 14 estudos publicados simultaneamente na revista "Environmental Science and Pollution Research".
"A poluição está presente...