O vereador Elan Alencar (DC) destacou a importância da campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar os homens sobre a necessidade de realizar exames preventivos para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o parlamentar, a iniciativa é essencial para alertar e incentivar a população masculina a cuidar da saúde e reduzir os riscos do câncer de próstata, uma das principais causas de morte entre os homens.
“Muitos homens perdem a chance de tratamento porque não realizam o exame a tempo. Por isso, campanhas como essa são fundamentais para conscientizar e salvar vidas”, afirmou Elan.
De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens no Brasil, com cerca de 65 mil novos casos por ano. No Amazonas, o índice de diagnósticos tardios é preocupante, dificultando o tratamento e elevando a mortalidade.
A campanha orienta homens com 50 anos ou mais, ou com 45 anos caso tenham histórico familiar, a realizarem exames anuais, como o PSA e o toque retal, que são fundamentais para o diagnóstico precoce.
Serviços
O vereador também ressaltou que a Prefeitura de Manaus oferece uma série de atividades e serviços voltados à saúde do homem durante o Novembro Azul.
Entre os serviços oferecidos estão consultas médicas e odontológicas, testes rápidos e palestras educativas, todos com o objetivo de informar e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce. As unidades de saúde estão ampliando os atendimentos, oferecendo consultas e exames gratuitos.
“Como presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), continuarei alertando e informando, para que o diagnóstico precoce seja realizado e, assim, possamos salvar vidas”, concluiu o vereador.
Erika Hilton, deputada pelo PSOL-SP, promoveu nesta quarta-feira (13) uma coletiva de imprensa para apresentar e discutir a PEC contra a escala de trabalho...
Como parte das ações da força-tarefa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atende, nesta quarta-feira, 13/11, a solicitação...