O governo fornece uma plataforma digital para o acesso aos bilhetes - Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil
O programa Voa Brasil , lançado pelo governo federal em julho de 2024, registrou a venda de 16 mil passagens aéreas para aposentados do INSS em seus primeiros três meses, o que representa 1% da meta anual estipulada.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o objetivo do programa é alcançar a marca de 3 milhões de bilhetes comercializados em doze meses, com uma meta inicial de atender até 23 milhões de brasileiros.
O Voa Brasil oferece passagens aéreas a até R$ 200 por trecho para aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos doze meses. Os bilhetes são disponibilizados por meio de parcerias com companhias aéreas, sem a utilização de recursos públicos.
O governo fornece uma plataforma digital para o acesso aos bilhetes, permitindo que os aposentados encontrem passagens nos assentos ociosos de voos das empresas participantes.
Até o momento, mais de 100 mil aposentados cadastraram seus CPFs na plataforma. O índice de compra de passagens dentro do programa é de 15%, comparado à taxa de 3% registrada nos sites das companhias aéreas, segundo dados do ministério.
Os destinos mais procurados estão nas regiões Sudeste e Nordeste, com 44% e 40% das reservas, respectivamente. São Paulo lidera com 4.559 reservas, seguido por Rio de Janeiro (1.464) e Fortaleza (1.290).
Como participar do programa?
Para participar do programa, é necessário que o aposentado do INSS acesse a plataforma oficial e siga as etapas para cadastro e busca das passagens. Cada aposentado tem direito a duas passagens (dois trechos) por ano, sem limite de renda.
Ao encontrar um bilhete, o usuário é direcionado ao site da companhia aérea para a finalização da compra, como medida de segurança para evitar golpes.
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