A 81ª Promotoria de Defesa do Consumidor (Prodecon), liderada pela promotora de Justiça Sheyla Andrade dos Santos, realizou uma reunião estratégica com o objetivo de fortalecer a fiscalização da qualidade dos combustíveis vendidos em Manaus. O encontro, que ocorreu na sede do Procon-AM, nesta quarta-feira (9), contou com a presença de Pedro Malta, chefe do Departamento de Fiscalização do Procon-AM, e do deputado Mário César Filho (União Brasil), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Durante a reunião, foram discutidas estratégias para intensificar o monitoramento da qualidade dos combustíveis oferecidos aos consumidores de Manaus. A fiscalização é considerada cada vez mais essencial, visto que adulterações nos combustíveis representam riscos para a segurança dos condutores, afetam o meio ambiente e causam prejuízos financeiros aos consumidores, que acabam pagando por um produto fora das especificações legais. A qualidade dos combustíveis tem impacto direto no desempenho dos veículos e na durabilidade de seus componentes, tornando a fiscalização um tema de alta relevância.
Um dos pontos destacados no encontro foi a importância de contar com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como parceira nas operações de fiscalização. No entanto, a ausência de representantes da ANP na reunião levou a Prodecon a instaurar um procedimento formal para requisitar a participação da agência nas próximas etapas das ações.
A promotora Sheyla Andrade dos Santos enfatizou que a presença da agência é essencial para garantir o uso de equipamentos adequados para aferir a qualidade dos combustíveis e advertiu sobre as consequências de uma possível omissão da agência.
“Vamos instaurar um procedimento e requisitar a participação da ANP para participar conosco dessas fiscalizações. Caso a agência, que possui equipamento adequado para aferição de qualidade de combustíveis, não encaminhe representante, poderá ser responsabilizada por omissão do órgão fiscalizador”, declarou Sheyla Andrade.
A reunião marca uma nova fase de ações coordenadas entre o Ministério Público do Amazonas e as demais entidades envolvidas, com o objetivo de assegurar que os combustíveis comercializados na capital estejam de acordo com as normas de qualidade e proteção ao consumidor. Também participarão, nas próximas ações, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e o Departamento de Crimes Contra o Consumidor (Decon), que oferecerão suporte às fiscalizações ao longo dos próximos meses.
Essa parceria entre as instituições pretende, assim, fortalecer a defesa dos direitos dos consumidores manauaras e combater fraudes que afetam a sociedade de forma direta.
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...