Os candidatos David Almeida (Avante) e Capitão Alberto Neto (PL) irão disputar o segundo turno das eleições para a Prefeitura de Manaus. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (6).
A confirmação do segundo turno na capital do Amazonas foi anunciada pelo TSE às 17h28, com 96,05% das urnas já apuradas. Naquele horário, David tinha 32,08% dos votos válidos, e Neto 25%
Com o resultado, os eleitores de Manaus devem retornar às urnas em três semanas, no dia 27 de outubro, para decidir entre a reeleição de David Almeida por mais quatro anos ou a nova gestão deCapitão Alberto Neto.
O atual prefeito da capital, David Almeida (Avante), apareceu na frente em todas as pesquisas Quaest, contratada pela Rede Amazônica. Na primeira pesquisa, ele apareceu com 37%, depois foi a 38%, e caiu na última pesquisa para 33%, sendo 36% nos votos válidos. Nas urnas, ele apareceu com 32% dos votos válidos.
Já o Capitão Alberto Neto (PL) foi crescendo ao longo dos levantamentos feitos pela Quaest. Na primeira pesquisa, ele tinha 12%; na segunda apareceu com 13%; já no sábado (5), na última pesquisa antes do primeiro turno, ele desbancou Roberto Cidade (União Brasil) e assumiu a vice-liderança com 19%, sendo 21% nos válidos. Nas urnas, o candidato do PL teve 25% dos votos válidos.
Durante a campanha, David Almeida ressaltou o legado do seu mandato, enquanto Capitão Alberto Neto aproveitou a oportunidade para focar na segurança pública, que é a principal preocupação dos manauaras segundo as pesquisas Quaest, contratadas pela Rede Amazônica.
O prefeito também não participou de nenhum debate eleitoral no 1º turno. No último encontro entre os candidatos realizados pela Rede Amazônica no dia 3 de outubro, Almeida disse que não participaria do programa afirmando que os debates deixaram de ser propositivos se tornando “palco para cortes e lacrações na internet, incluindo fake news por parte de alguns candidatos”.
O governador Wilson Lima (União Brasil) não conseguiu eleger seu candidato. Ele era o principal cabo eleitoral de Roberto Cidade, presidente da Assembleia Legislativa do estado e que disputava pela primeira vez um cargo majoritário. No entanto, o eleitorado manauara manteve a tradição de não eleger um candidato apoiado pelo governador do estado para dirigir a cidade.
Agora, a missão de David Almeida e Capitão Alberto Neto é convencer os candidatos derrotados a apoia-los nesse segundo turno, que começa a partir de agora.
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), designado como relator das contas do Governo do Amazonas referentes ao exercício de 2017, formalizou na manhã desta...
Dois filhotes de capivara foram encontrados às margens da Rodovia Presidente Dutra, próximo à base operacional da concessionária Ecovias Rio Minas.
A mãe e outros...