Entidade entregou propostas de melhorias voltadas a Arquitetura e Urbanismo para Manaus - Foto: Daniel Santos

O candidato à prefeitura de Manaus Wilker Barreto (Mobiliza) firmou compromisso com representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil no Amazonas (IAB-AM). Na sede do partido, a entidade entregou carta com 5 propostas de melhorias voltadas à Arquitetura e Urbanismo para a cidade de Manaus.

Wilker Barreto ouviu atentamente as necessidades principais da cidade, apresentadas pela ótica da entidade que atua há 48 anos no mercado de Arquitetura e Urbanismo na capital. Desde o início de seu planejamento, o candidato vem reunindo com representantes de diversos segmentos da sociedade.

As cinco propostas apresentadas pelo IAB- AM estão alinhadas com eixos de seu plano de governo, sendo estas, políticas para o meio ambiente e arborização; patrimônio cultural; políticas para o meio ambiente; mobilidade urbana e espaço público; adensamento dos corredores urbanos; concursos de projetos.

“Me comprometo a atender aos pontos cruciais apresentados pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-AM), trabalhando em conjunto para transformar nossa cidade em um espaço mais equilibrado, organizado e voltado para o bem-estar da população”, declarou o candidato.

A carta com as propostas foi entregue em reunião, na sede do Partido Mobiliza, com a presença dos arquitetos do IAB-AM Marcelo Borborema (presidente), Jaqueline Feitoza (secretária-geral) e João Marchak (diretor cultural).

Qualidade de vida e Sustentabilidade

Entre os quatro eixos do plano de governo de Wilker Barreto, destacam-se as áreas de qualidade de vida e sustentabilidade, voltadas para diferentes grupos da população, como os alunos da rede municipal, idosos, pessoas com deficiência, atletas e usuários do transporte coletivo. O plano inclui projetos como a implantação de um programa de arborização nas vias e áreas urbanas da cidade, além da revitalização de calçadas e praças, com foco especial em garantir a acessibilidade para todos.

Crescimento Urbano em Manaus

Segundo dados da Agência Brasil, 29,3% do crescimento urbano na Amazônia aconteceu em áreas informais. Por ser o único candidato com mestrado em Meio Ambiente e Sustentabilidade, Wilker Barreto tem reforçado que o crescimento da cidade deve ser planejado de forma vertical, para que os serviços básicos sejam efetivos, em consonância com a Lei Orgânica Municipal (Lei Nº1.118/2014).