Foto: Divulgação / Fiocruz Amazônia

A edição 2024 do Fiocruz Pra Você, evento que acontece anualmente nas unidades da Fiocruz no Brasil, oferecendo serviços, como vacinação, aferição de pressão, exames de glicemia, além de atividades recreativas e de interação científica, traz, este ano, uma novidade para os moradores de Manaus: a oferta de testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatite B, Toxoplasmose e SARS-CoV-2, apenas para gestantes, na sede da Fiocruz Amazônia, bairro Adrianópolis, no próximo sábado (17). O serviço terá um total limitado em 50 atendimentos a gestantes e marcará o início das atividades do Trailer da Saúde, unidade móvel da Fiocruz Amazônia, equipada com laboratório, que passará a ser utilizada de modo itinerante para atendimentos e pesquisas de campo em Manaus e Região Metropolitana.

As gestantes que buscarem o serviço terão que trazer o cartão de pré-natal e documento de identificação. A iniciativa é coordenada pela médica infectologista e pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Flor Ernestina Martinez-Espinosa, do Laboratório Instituto Pesquisas Clínicas Carlos Borborema (IPCCB). A médica explica que a intenção é possibilitar acesso à testagem, com orientação e o devido encaminhamento aos serviços de saúde, em caso de necessidade. O serviço será disponibilizado às grávidas em qualquer idade gestacional e o atendimento será feito por ordem de chegada. “Com a testagem rápida, o Fiocruz Pra Você amplia o alcance de suas ações junto à comunidade e demonstra a importância do cuidado com a saúde da população”, avalia a diretora da Fiocruz Amazônia, Stefanie Lopes.

Além da atualização da caderneta de vacinação, testagem rápida e demais serviços, a comunidade poderá também conferir os trabalhos desenvolvidos na unidade, com exposições reunindo os laboratórios de pesquisa nas diferentes áreas de atuação do ILMD/Fiocruz Amazônia.

O evento contará com a presença dos personagens Oswaldinho, mascote da Fiocruz, e Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, com parceiros e colaboradores voluntários. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa-Manaus), profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Luiz Montenegro, estarão na Unidade para realizar a aplicação das seguintes vacinas: Poliomielite (gotinha); DTP – Difteria, Tétano, Coqueluche; DTP/HB/Hib (Penta) – Difteria, Tétano, Coqueluche, Haemophilus influenzae B e Hepatite B; Pneumocócica 10; Meningocócica ACWY; Febre Amarela; Tríplice Viral – Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela; Hepatite A; dT – Difteria e Tétano; HPV e Covid-19.

Durante a ação, além da campanha de vacinação, a instituição irá oferecer um dia de programação artístico-cultural, com música, teatro, pintura facial, brincadeiras, além da distribuição de kits de lanches, num espaço lúdico de interação entre a instituição e a sociedade. A organização do evento alerta para a apresentação obrigatória do Cartão de Vacinação.

O Fiocruz Pra Você 2024 abre oficialmente as atividades festivas pelos 30 anos do ILMD/Fiocruz Amazônia. O aniversário será comemorado com uma vasta programação nos dias 19 e 20/08. São três décadas de atuação voltada para a sociedade na Amazônia, com a missão de contribuir para a melhoria das condições de vida e saúde das populações, bem como ao desenvolvimento científico e tecnológico regional. Na segunda-feira,19/08, data em que a Fiocruz Amazônia completa 30 anos, a programação será marcada por duas festividades solenes, uma interna com homenagens especiais a parlamentares que apoiam a instituição, na sede da unidade, pela manhã, e outra à noite no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, iniciando às 19h.

No dia 20/08, a partir das 10h30, uma Cessão de Tempo durante Plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, homenageará pessoas que fizeram e fazem a história da instituição, atendendo propositura da presidente da Comissão de Saúde e Previdência da ALEAM, deputada Mayara Pinheiro. À noite, a partir das 19h30, a programação encerra com a apresentação do espetáculo Folguedos, do Balé Folclórico do Amazonas, no Teatro Amazonas, tendo a Fiocruz Amazônia como convidada especial da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

A diretora da Fiocruz Amazônia, a pesquisadora-doutora Stefanie Lopes, enfatiza a importância das parcerias com outras instituições, no cumprimento do papel fundamental da Fiocruz Amazônia na formação e na capacitação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde. “Desde a criação, em 1994, a Fiocruz Amazônia vem contando uma história de conquistas e avanços para a ciência e a população amazônica, cooperando com a elaboração de políticas públicas e na produção de conhecimento científico e tecnológico. Ao longo desses anos, crescemos e nos modernizamos, ao ponto de expandirmos nossa atuação nos mais diversos territórios da Amazônia, assegurando qualidade de vida para todos os povos que habitam essa região”, destaca Stefanie.

Com informações da Fiocruz Amazônia