Em reunião no Palácio do Planalto, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) confirmou um investimento de R$ 120 bilhões até 2026. O vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a importância do setor, que gera 2 milhões de empregos diretos e 8 milhões indiretos, além de ser um líder global em exportações de alimentos industrializados.
“O setor é campeão de investimentos e exportações”, afirmou Alckmin. O presidente Lula também expressou otimismo: “Eu duvido que tenha um brasileiro mais otimista do que eu em relação ao Brasil”.
Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, ressaltou a intenção do governo de facilitar o crescimento econômico: “Nós queremos ser facilitadores para que vocês possam atuar e fazer este país crescer”. Paulo Teixeira, ministro do Desenvolvimento Agrário, comentou: “Os dados de investimentos dão clareza que o Brasil é o lugar no mundo do crescimento sustentável”.
João Dornellas, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, destacou a capacidade de exportação do setor: “Além de abastecer a mesa do brasileiro, exportamos 26% do que produzimos para 190 países”. Carlos Fávaro, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reforçou a segurança do investimento no setor.
Participaram da reunião outros ministros, representantes do BNDES, e empresários de grandes empresas como Nestlé, Mondelez, Unilever, Cargill, e Coca-Cola. A ABIA, junto com esses líderes, pretende continuar impulsionando a economia brasileira através do setor alimentício.