Conhecida como o coração da maior floresta tropical do mundo, Manaus também é destaque como uma das melhores cidades para se viver na região Norte do país.
Um levantamento mostra Manaus entre as 130 cidades do mundo mais desejadas para se viver. Já no Brasil fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
Além disso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus tem o oitavo PIB do país, que atrai moradores para a região, principalmente para atuação em áreas relacionadas à indústria e à agropecuária.
Esses fatores se refletem em qualidade de vida para os moradores através de investimentos em educação, saúde, transporte, infraestrutura e meio ambiente.
Além do acesso a comércio e serviços de uma capital, um dos destaques de Manaus é a hospitalidade dos habitantes da região. Esse é um dos pontos mais elogiados por turistas, que mencionam as boas vindas calorosas e a disposição em ajudar os locais.
Falando de Manaus, não tem como deixar de mencionar o clima da cidade. No coração da maior floresta tropical do mundo, o tempo está agradável, independente da estação.
Mas é importante destacar que o clima quente de verão é predominante na cidade por conta da floresta. Há a presença constante de chuvas na região, ao longo de todo o ano.
Outra característica que faz a diferença no dia a dia dos moradores de Manaus é a possibilidade de estar em contato com o verde e a natureza.
Além das belezas paisagens, estamos falando de uma das maiores biodiversidades da natureza, que só podem ser vistas tão de perto em Manaus.
Essa diversidade exuberante pode ser encontrada principalmente no entorno do Rio Amazonas, que além de qualidade de vida, fortalece o turismo na região.
Com tantas possibilidades na capital mais popular do Norte do país, vale a pena conhecer os melhores bairros para morar em Manaus e avaliar as suas opções para viver melhor. Confira a seguir:
Centro
Não tem como falar dos bairros nobres de Manaus, sem citar o centro histórico da cidade. Além das construções históricas, o bairro tem um dos maiores patrimônios culturais do país.
O Centro de Manaus é o endereço de pontos importantes como o Teatro Amazonas, a Catedral Metropolitana e também a alfândega. O bairro também é cortado pelo Rio Negro, com vista para o Porto de Manaus.
Além de concentrar espaços que contam a história da cidade, o Centro reúne o que há de melhor na cidade. São diversas opções de lazer disponíveis, incluindo também comércio, bares e mercados com produtos típicos da região.
Considerada o pólo financeiro da cidade, o Centro é onde fica localizada a sede de diversas empresas em Manaus. Enquanto bairro nobre, o Centro tem assim um dos maiores IPTU da capital amazonense.
Ponta Negra
Quem busca uma localização privilegiada para comprar um apartamento em Manaus precisa conhecer o bairro da Ponta Negra. Um dos seus diferenciais quando o assunto é qualidade de vida é sua vista privilegiada para o Rio Negro, um dos símbolos da cidade.
Por conta disso, uma das áreas mais movimentadas do bairro é a orla do Rio Negro, que concentra restaurantes, bares e uma série de opções em lazer para quem gosta de aproveitar a região de dia e de noite.
Sua posição estratégica na cidade tem atraído uma série de investimentos, convidando moradores e também turistas a se instalarem na região.
Nos últimos anos, o bairro recebeu novas opções em comércio, serviços, opções de lazer e imóveis, fazendo deste o momento ideal para quem busca um apartamento na Ponte Negra.
O bairro é uma das regiões de Manaus com maior qualidade de vida, são 0,930 de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), isso somado aos menores índices de criminalidade em toda a cidade.
Nossa Senhora das Graças
Um dos bairros que vem ganhando destaque nos últimos anos em Manaus é o Nossa Senhora das Graças. A área é composta por um conjunto de comunidades: a Vieiralves, a Manauense e também a Vila Amazonas.
Juntas, essas três regiões somam 0,930 em Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) segundo o IBGE. Isso faz do bairro o endereço ideal para quem busca bem estar e qualidade de vida.
O bairro Nossa Senhora das Graças conta com uma série de estabelecimentos comerciais, que facilitam a rotina do dia a dia e possibilitam o acesso a inúmeros serviços na capital.
Isso fez com que ao longo dos anos o bairro se tornasse uma região de classe média-alta, atraindo investimentos em um dos pólos do mercado imobiliário amazonense.
Adrianópolis
O Adrianopolis é conhecido por ser um bairro nobre da região central de Manaus. Possui uma excelente infraestrutura se comparado com outras áreas e é considerado em sua maioria um distrito residencial.
Entre uma das características marcantes do bairro está o projeto de urbanização, com ruas asfaltadas, avenidas largas, iluminadas e bem arborizadas.
Com essa infraestrutura e o apoio do distrito de polícia nas proximidades, a segurança é um dos pontos fortes na região, ideal para quem busca comprar um apartamento em Adrianópolis.
No acesso a comércio e serviços o bairro também aparece bem atendido, contanto com o principal shopping da cidade, o Manauara Shopping.
Também estão localizadas na região agências bancárias, supermercados e as principais redes hoteleiras de Manaus, que atraem turistas e ajudam a movimentar a região.
Parque 10 de Novembro
Localizado na Zona Sul de Manaus, o Parque Dez é uma das áreas mais famosas da capital, por ser uma região econômica e com acessos que garantem praticidade no dia a dia.
No bairro é onde fica a Rua do Comércio, onde fica concentrado grande parte do comércio e serviços da região como farmácias, supermercados, agências bancárias e outras opções de lazer.
No parque dez também estão instaladas instituições de ensino público e particulares, além de atendimento em transporte público na região, perfeito para quem procura por um apartamento no Parque 10 de Novembro.
Por fim, o Parque 10 é uma região segura com três postos policiais, o que garante tranquilidade aos imóveis residenciais desenvolvidos no bairro.
A Reforma Tributária aprovada em dezembro pelo Congresso Nacional garantiu imposto zero para itens da cesta básica. Parte dos alimentos já recebia isenção por...