Economista Maria da Conceição Tavares - Foto: Felipe Barra / Agência Senado
A economista Maria da Conceição Tavares morreu hoje aos 94 anos. A informação foi confirmada pelo PT-RJ.
Conceição Tavares nasceu em Portugal em 1930 e se formou em matemática pela Universidade de Lisboa antes de vir ao Brasil, em 1954. Ela foi professora, escritora e deputada federal entre 1995 e 1999. Trabalhou no BNDES e CEPAL.
Conceição Tavares foi uma das mais importantes referências teóricas e acadêmicas do PT. Em 2021, vídeos de aulas e entrevistas de Conceição Tavares viralizaram nas redes sociais.
Políticos lamentaram a morte da economista. Em nota oficial, o PT-RJ escreveu que Conceição Tavares é uma das figuras mais proeminentes na área da economia. “Reconhecida por suas contribuições ao pensamento desenvolvimentista e por seu impacto na formação de diversas gerações”.
O presidente Lula (PT) destacou que Conceição Tavares “adotou o Brasil e nosso povo”. “Foi uma economista que nunca esqueceu a política e a defesa de um desenvolvimento econômico com justiça social”.
O deputado estadual Eduardo Suplicy (PT-SP) escreveu que o Brasil perdeu uma mulher extraordinária. “Ela deixou um legado importante para o pensamento econômico brasileiro”.
O senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) afirmou que a economista “deixa um vasto legado sobre pensamento crítico em economia, justiça social, luta contra a desigualdade e, sobretudo, de muita coragem na defesa dos mais vulneráveis”
Neste fim de semana, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania) cumpre uma extensa agenda oficial no Médio Solimões. Na primeira parada, em Tefé, distante...
Mais de 100 servidores municipais participaram de uma grande operação integrada de limpeza, coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de...