Uma comitiva de parlamentares liderada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) estará nos EUA, na próxima semana, para discutir ataques à democracia nos dois países. A crise entre o bilionário dono da Tesla e do X (antigo Twitter), Elon Musk, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, também será tema de discussão com os congressistas americanos.
A delegação brasileira, que está envolvida na investigação dos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 em Brasília, terá um encontro com o deputado democrata Jamie Raskin. Ele é membro do Comitê responsável pela investigação da invasão ao Capitólio, sede do Poder Legislativo dos EUA, em 6 de janeiro de 2021. O ato marcou o ápice dos ataques à democracia nos EUA e tinha como objetivo impedir a diplomação do presidente eleito Joe Biden.
A comissão é formada pelo senador Humberto Costa (PT-PE) e pelos deputados federais Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Henrique Vieira (PSOL-RJ), Rafael Brito (MDB-AL) e Rogério Correia (PT-MG).
Durante a sessão legislativa, Eliziane enfatizou que os conflitos entre Musk e Moraes “estão na ordem do dia” na viagem, organizada e financiada pelo Instituto Vladimir Herzog, prevista para ocorrer de 29 de abril a 2 de maio. O bilionário e o magistrado estão envolvidos em uma crise desde que o dono do X começou a questionar as decisões judiciais do ministro, alegando que violam a legislação brasileira.
Em uma publicação no X, a parlamentar disse que as críticas de Musk representam um desafio à legislação brasileira. Ela também declarou que “golpistas aqui não prosperam” porque “no Brasil há democracia e instituições fortes”.
Na última quarta-feira, 17, deputados do Partido Republicano dos EUA divulgaram um relatório alegando “censura do governo brasileiro”. O relatório destacou 88 ordens do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que exigiam a remoção de conteúdos ou perfis do X, além de outras redes sociais como Facebook e Instagram. Muitas dessas decisões foram proferidas por Moraes em processos que estão sob sigilo no STF.
Eleito deputado federal em 2023, após cumprir mandato de quatro anos na Assembleia Legislativa do Amazonas, Saullo Vianna entrou 2025 assumindo o desafio de...
O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), apresentou no segundo semestre de 2025 o Projeto de Lei 1.012/2025...