O dólar subiu 1,24% e fechou o dia vendido a R$ 4,988. É a maior alta diária desde a primeira sessão do ano, em 2 de janeiro, quando a moeda americana saltou 1,28%. No mês, o dólar acumula valorização de 2,79% frente ao real.
Já o Ibovespa caiu 0,81% e chegou aos 126.601,55 pontos — o menor patamar desde 12 de dezembro (126.403,03 pontos). Em janeiro, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3) já tombou 5,65%.
O valor do dólar divulgado diariamente pela imprensa, inclusive o UOL, refere-se ao dólar comercial (saiba mais clicando aqui). Para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, a referência é o dólar turismo, e o valor é bem mais alto.
Plano para a indústria anunciado por Lula (PT) acelerou a alta do dólar. Chamado de Nova Indústria Brasil, o programa prevê R$ 300 bilhões em linhas de crédito, subsídios e investimentos públicos para estimular o desenvolvimento produtivo e tecnológico. Também tem como objetivos ampliar a competitividade e impulsionar a presença do Brasil no mercado internacional.
Novo programa fez a percepção sobre o risco fiscal no Brasil piorar. Profissionais ouvidos pela Reuters explicaram que, ainda que operações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) sustentem o Nova Indústria Brasil — o que não necessariamente trará impacto fiscal ao governo —, a sinalização para o mercado foi negativa, de forma geral.
Mercado espera por dados e reuniões de política monetária no mundo. Na quinta-feira (25), saem o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA e a decisão sobre os juros do BCE (Banco Central Europeu). Já na sexta (26), está prevista a divulgação da prévia da inflação (IPCA-15) de janeiro no Brasil, além do PCE (índice de despesas de consumo pessoal, na sigla em inglês) dos EUA.
“O Ibovespa operou com volume abaixo da média e enfrentou quedas significativas após falas de [Aloizio] Mercadante e Lula. O risco fiscal é um fator que deixa o mercado inseguro e colabora para que a nossa Bolsa caminhe na contramão do exterior. A nova política industrial, com foco em incentivos fiscais para setores específicos, gerou preocupação entre investidores.” disse Lucas Almeida, sócio da AVG Capital
Um projeto ainda estágio inicial no Pará pretende, eventualmente, reaproveitar maconha apreendida, evitando sua simples destruição. A ideia, que ainda precisa passar por diversos...