Termômetros da Avenida Paulista marcaram 35ºC em 17 de novembro de 2023, quando São Paulo foi atingida por onda de calor - Foto: Tiago Queiroz / Estadão / Estadão

Uma nova onda de calor avança sobre o Brasil e deve fazer com que os termômetros se aproximem dos 40ºC em pelo menos oito Estados a partir da próxima quinta-feira, 14. O fenômeno marca o fim da primavera e se encerra no dia 20 de dezembro, próximo ao começo do verão, no dia 22, segundo o Climatempo.

De acordo com o órgão, as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média em regiões do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Esta é a sexta onda de calor consecutiva em 2023, que em julho atingiu temperaturas recordes para o mês. O calor ficou ainda mais intenso em agosto, setembro, outubro e, mais recentemente, novembro.

As ondas de calor são caracterizadas justamente pelas temperaturas acima da média em regiões amplas, explica o Climatempo, durante períodos de dias ou até semana. Além do calor, há ainda ar seco e menores chances de chuva.

A alta nas temperaturas também coincide com o fim da primavera e o começo do verão, no dia 22 de dezembro. Apesar de a onda de calor não abranger o início da estação mais quente do ano, é esperado que os termômetros registrem o aumento das temperaturas em diversas regiões do Brasil, sem atingir novos recordes de calor.

Segundo o MetSul, a onda de calor será provocada por uma massa de ar muito quente que se instalará sobre o Norte da Argentina e do Paraguai. Com isso, Estados do Centro-Oeste serão os primeiros a sentir a onda de calor, que atingirá posteriormente a região sudeste.

A previsão ainda aponta para que a chuva persista, mas com menos intensidade, nos Estados da região sul. Ainda que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul não sejam afetados pela onda de calor, as cidades podem registrar temperaturas mais altas.

O país também permanece sob influência do El Niño, fenômeno que aquece as águas dos oceanos e provoca chuvas na região Sul e tempo seco nos Estados do Norte do Brasil.

*Com informações de Terra