O Super Terminais, terminal portuário privado em Manaus, recebeu ontem (21) o navio Izmir, da MSC, com 140 contêineres abastecidos com insumos para a Zona Franca de Manaus. Até amanhã (23), o navio deve deixar Manaus transportando 110 contêineres.
Devido ao baixo nível dos rios do Amazonas, o navio atracou no Super Terminais com 10% da sua capacidade, o que representa a mesma quantidade de carga que as balsas conseguem transportar, com o diferencial da maior celeridade no trajeto. Este é o primeiro navio que o Super Terminais recebe desde o final de setembro.
Oriundo de Vila do Conde, o navio Izmir tem 157 metros e calado de 5,8 metros. Essas características permitiram que a embarcação acessasse a região de Manaus com os insumos necessários para o Estado do Amazonas. A operação complexa para chegada do navio no Super Terminais foi possível graças ao esforço de diversos atores da cadeia logística que se empenham para trazer a embarcação em meio a seca histórica e amenizar a situação crítica que se encontra a indústria amazonense.
“Diante da grande necessidade e condição emergencial que estamos passando, a chegada deste navio torna-se histórica. Foi um trabalho árduo, de muitos dias, mas junto com a MSC conseguimos fazer esta embarcação chegar a Manaus com as condições necessárias para atender nossa linha”, afirma Anibal Simões Lima, gerente operacional do Super Terminais.
“O Grupo MSC segue comprometido na busca de soluções para auxiliar na continuidade da prestação do serviço, bem como, no atendimento aos nossos clientes e a todo o mercado de Manaus e região”, diz Adriana Menezes, gerente do Grupo MSC – Manaus e Porto Velho.
De acordo com Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, a grave seca que atinge o Amazonas tem impactado toda a população, diversos setores da economia local e o transporte fluvial de mercadorias também tem sido afetado.
“O setor é essencial para a região, já que 85% de todos os produtos que entram e saem de Manaus passam por rios navegáveis. Estamos muito felizes em conseguirmos receber este navio abastecido com insumos para a Zona Franca. Seguimos com a mesma eficiência desses 27 anos de história e nossa equipe permanece preparada para receber as cargas conforme for sendo possível pelas condições fluviais”, explica Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais.
Mais celeridade
De acordo com Lima, os navios são mais vantajosos em relação às balsas para o transporte de mercadorias devido à maior celeridade e segurança do transporte. “São necessárias em média 10 balsas para trazer a carga transportada em um navio, em condições normais. No caso do Izmir, mesmo carregado com apenas 10% da sua capacidade, ele se tornou bem mais rápido e seguro para trazer os insumos para a Zona Franca”, explica.
A expectativa é a de que nos próximos dias a situação de transporte de cargas em Manaus comece a melhorar. “Conseguimos desviar a rota deste navio e trazê-lo para Manaus. Tivemos a sorte de o Rio Madeira não estar baixando nos últimos dias. Acreditamos que até os próximos 20 dias o rio esteja subindo novamente e situação comece a melhorar”, afirma Paulo Bernardes, da praticagem de Manaus.
Com informações da assessoria