A partir de hoje (18), até o dia 3 de novembro, a Faculdade Santa Teresa (FST), por meio do Núcleo de Empreendedorismo e Inovação, promove uma Campanha de Educação Ambiental e estará com pontos de coleta de lixo eletrônico no hall da instituição. Todo o material recolhido será destinado à manufatura reversa e cooperativas de catadores para reciclagem e aproveitamento, contribuindo para retirar os resíduos sólidos de circulação e, também, gerar renda para essas entidades.
“Como se sabe, o lixo eletrônico tem um potencial tóxico e não pode ser descartado diretamente no meio ambiente ou em aterros sanitários. É preciso adotar a logística reversa. Então, convidamos a sociedade em geral a se juntar a nós nesta campanha, trazendo o resíduo eletrônico para descarte. Com isso, estaremos gerando emprego, renda, inclusão social e benefício ambiental”, destaca a diretora-geral da FST, Amanda Estald.
A Campanha de Educação Ambiental é promovida em parceria com o Instituto Descarte Correto com o eixo prioritário de atendimento às comunidades, estimulando a inclusão social e desenvolvimento regional.
O público-alvo da campanha é tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade civil, de maneira geral. “Qualquer pessoa que possua resíduos eletrônicos para descarte, pode contribuir”, ressalta a coordenadora do Núcleo, Joziane Mendes. “Nossa meta é ousada e pretendemos arrecadar, aproximadamente, 300 itens”, antecipou.
Ela observa, ainda, que não é a primeira vez que a FST realiza ações de impacto ambiental. Na III edição da Exposição de Empreendedorismo e Inovação, realizada pela instituição, também houve ação de coleta de resíduos eletrônicos. Em setembro de 2022, em campanha sobre Responsabilidade Social, foi realizada outra Ação de Educação Ambiental, em parceria com a empresa Drivethru Ambiental, que coletou itens diversos, entregues aos catadores, que puderam utilizá-los como fonte de geração de renda.
Parceria
A Descarte Correto é uma startup especializada em gerenciamento de resíduos eletrônicos, que recebe os mais variados tipos de lixos e equipamentos, transformando-os em benefícios econômicos e socioambientais. Através da coleta e destinação correta do lixo eletrônico arrecadado, esta iniciativa busca fomentar a economia circular local, aumentando os postos de trabalhos gerados nos galpões e em cooperativas parceiras, além de contribuir para redução da degradação ambiental.
Logística Reversa
É um instrumento do desenvolvimento econômico e social que contempla ações, procedimentos e meios destinados à coleta e restituição de resíduos sólidos para reaproveitamento em seu ciclo ou outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada. A prioridade é para produtos e embalagens com grande impacto à saúde pública e ao meio ambiente.
O que pode ser doado
• Computadores
• Tablets
• Monitores
• Impressoras
• Aparelhos de som
• Televisores
• Microondas
• Rádios
• Telefones
• Celulares
• Carregadores
Informações importantes
Período de coleta: 18/10 a 3/11/2023
Local de entrega: Hall da FST, no térreo, próximo à brinquedoteca.
Com informações da assessoria