A Prefeitura de Manaus trabalha nas obras emergenciais de implantação de uma nova galeria subterrânea no bairro Redenção, zona Centro-Oeste da cidade. São 30 metros de novas tubulações em concreto instaladas na localidade, além da construção de uma caixa coletora de efluentes pluviais, que irá proporcionar o fluxo correto das águas, evitando o avanço da erosão na área.
As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) iniciaram os trabalhos de drenagem profunda pela rua Itu, onde 30 metros de tubulação subterrânea são implantados em tubos de concreto e uma caixa coletora confeccionada.
De acordo com o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, os trabalhos estão concentrados na implantação dessa nova tubulação, para promover a segurança dos moradores.
“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, é que estejamos atentos às necessidades da população e, ao menor sinal, atuemos de forma imediata. E é isso que temos feito! Não estamos medindo esforços para solucionar definitivamente o problema da rua Itu e promover a segurança das pessoas, uma vez que os problemas na rede de drenagem provocaram uma erosão que já foi contida”, explicou Efrain Aragão.
A área possui uma rede de drenagem, implantada há mais de quatro décadas, e, desde então, não recebeu manutenção. O bairro cresceu, e a antiga rede de drenagem não suportava mais a demanda de água pluvial da área, provocando, assim, uma erosão que causava insegurança aos moradores.
“Eu moro aqui há mais de 40 anos, acompanhei quando chegou o asfalto pela primeira vez e fizeram a tubulação antiga, que recebe as águas da nossa rua e das ruas Teresópolis e Caruari. Sem comportar toda essa água, começou a desbarrancar aqui. Eu me acidentei nessa área e fiquei quatro anos em uma cama e tinha muito medo do barranco chegar na minha casa e levar tudo. Pedi ajuda muitas vezes e só na gestão do prefeito David Almeida eu fui ouvida. Estou muito feliz em ver as máquinas aqui trabalhando e resolvendo nosso problema. Só tenho a agradecer, agora posso voltar a dormir em paz”, comemorou a moradora Raimunda Gomes da Silva, 65 anos.
As equipes do distrito da zona Centro-Oeste, além de trabalhar na implantação e recuperação de drenagens profundas e superficiais, atuam também nas obras de pavimentação asfáltica, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura das comunidades.
Após a Prefeitura de Manaus privatizar, de fato, o sistema de assistência de saúde dos servidores públicos municipais, Manausmed, para a rede hospitalar Hapvida...
Recentemente, o médico veterinário e biólogo Jeferson Pires flagrou uma cena alarmante: uma garça-moura (Ardea cocoi), a maior espécie de garça do Brasil, com...