O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta terça-feira, 1º/8, o início da segunda etapa da construção do complexo viário José Fernandes, localizado na interseção das avenidas Governador José Lindoso, mais conhecida como Torres, com a Barão do Rio Branco, na zona Norte da capital. A obra, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), está avançada e deve ser entregue até o fim deste ano, seis meses antes do prazo original.
Para a nova fase da construção, um novo trecho da via foi interditado. A mudança inicia no sentido bairro/Centro, a partir do retorno, próximo à Igreja Adventista, localizado no bairro Cidade Nova, e segue até a altura do cruzamento entre as vias Barão do rio Branco com a Governador José Lindoso, onde ocorrerá a instalação das estacas e vigas de coroamento.
“Essa obra foi licitada com o prazo estipulado de entrega para junho do ano que vem, só que, com tecnologia, com trabalho e recursos que já estão aportados aos cofres da prefeitura, a gente prospecta entregar ainda no Natal deste ano. Vamos antecipar a entrega, graças a tudo que está sendo feito e adiantado. Essa interdição continuará até o fim dos trabalhos. Dessa forma, damos um passo significativo para a conclusão dessa obra tão importante para a zona Norte da cidade de Manaus”, enfatizou Almeida.
O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, esteve presente na coletiva de imprensa e reforçou a aceleração da obra para ser entregue até o fim do ano.
“A determinação é que a empresa opere nos três turnos para dar agilidade na construção. A intenção do prefeito David é que essa obra importantíssima, que vai eliminar o engarrafamento nessa área, seja entregue até o Natal. Sem dúvida alguma, será um grande presente para a cidade de Manaus”, destacou o vice-prefeito.
Obras
O secretário de Infraestrutura, Renato Junior, salientou a importância de interditar novo trecho do cruzamento entre as avenidas Governador José Lindoso e Barão do Rio Branco, com a meta de otimizar o tempo de prazo de entrega da obra.
“O prefeito David Almeida determinou que acelerássemos essa obra, e a nossa meta é antecipar de três a seis meses a entrega, nós temos prazo até junho do próximo ano, mas o objetivo é acelerar e antecipar a entrega para o Natal deste ano. Dessa forma, fizemos a interdição desse trecho na Barão do Rio Branco, para que possamos ter quatro frentes de trabalho simultâneas”, afirmou Renato Junior.
No local, as equipes irão avançar para a perfuração de mais 71 estacas, que serão colocadas na avenida Barão do Rio Branco, totalizando 641. Na sequência, será feita a escavação da trincheira da passagem de nível.
No pátio da construtora, são confeccionadas vigas de longarina pré-moldadas do tabuleiro, que passará por cima da rua Barão do Rio Branco.
Trânsito
Questionado sobre os impactos que serão causados pela interdição no trânsito local, o titular do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Paulo Henrique Martins, afirmou que agentes estarão 24 horas nos principais desvios para auxiliar a população.
