O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (15) que o Produto Interno Bruto (PIB) deste ano crescerá acima de 2% . Em entrevista a rádios de Goiás, Lula afirmou que a economia pode avançar até mais que 2,5%.
Lula mencionou suas conversas com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, durante o G7, no Japão. O FMI previa que o Brasil cresceria 0,9% neste ano.
“Eu disse para ela que eu queria encontrar com ela no final do ano, porque eu vou no final do ano para a Índia numa reunião do G20. Eu quero no final do ano provar para ela que ela estava errada com relação ao PIB brasileiro. Vamos crescer mais que 0,9%. Vamos crescer acima de 2%, 2,5% e, se acontecer o que estou pensando, a gente pode até crescer um pouco mais.”
Apesar do otimismo, o presidente voltou a criticar a taxa básica de juros (Selic) e o Banco Central. Ele citou a reunião do presidente do BC, Roberto Campos Neto, com empresários do varejo, onde ele foi criticado abertamente pela manutenção da taxa em 13,75%.
“Não tem explicação nesse país a taxa de juros a 13,25% com inflação a 4,5%. Não tem nenhum sentido, nenhuma explicação. Não temos inflação de demanda, o povo não está comprando. Temos 72% da população brasileira endividada.”
O Boletim Focus, que compila previsões de analistas do mercado financeiro, vem registrando altas consecutivas na expectativa para o PIB, que atualmente é de 1,84%, principalmente após a alta acima do esperado no primeiro trimestre. Na semana passada, a previsão era de expansão de 1,68%.
Com ajuda da agropecuária, que saltou 21,6%, a atividade econômica no primeiro trimestre, o primeiro do governo Lula, cresceu 1,9% no período, em relação ao quarto trimestre do ano passado, segundo dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, medido pelo IBGE.
Os vereadores da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM) elegeram, na noite desta quarta-feira, no plenário Adriano Jorge, a Mesa Diretora que...
Uma operação recorde capturou 140 peixes-leão em um único monitoramento, em Fernando de Noronha (PE). A ação foi conduzida pelo Centro de Mergulho Sea...