A Europa é do Manchester City pela primeira vez. Foi suada, foi longe de ser um passeio, mas a equipe comandada por Pep Guardiola confirmou o favoritismo e venceu a Inter de Milão por 1 a 0, com gol de Rodri e grande atuação do goleiro Ederson, e conquistou o primeiro título da Liga dos Campeões.
Com a taça europeia, o City conseguiu confirmar a Tríplice Coroa. Antes da decisão na Turquia, a equipe inglesa já tinha ficado com os títulos da Premier League e a Copa da Inglaterra. Desde 1999, com o Manchester United, o feito não era repetido na Inglaterra.
Só pela conquista da Champions, a equipe de Manchester vai receber receber 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 107 milhões), enquanto a Inter de Milão fica com 15,5 milhões de euros (cerca de R$ 82,9 milhões).
Após duas conquistas com o Barcelona, Pep Guardiola chegou ao terceiro título da Liga dos Campeões na carreira. O treinador espanhol bateu na trave com o mesmo City há duas temporadas, e tinha ficado pela semifinal nas três temporadas que comandou o Bayern de Munique.
O jogo
A Inter de Milão entrou em campo sabendo que o controle de bola é a principal arma do Manchester City. Por isso, Simone Inzaghi não quis saber de esperar o adversário e colocou a sua equipe para pressionar em cima os ingleses, impedindo que eles trocassem passes com tranquilidade no meio de campo. A postura dos italianos surpreendeu, e os comandados de Pep Guardiola demoraram para conseguir impor a sua superioridade em campo.
A melhor oportunidade da 1ª etapa caiu dos pés de Haaland. O artilheiro norueguês recebeu em profundidade, mas acabou esbarrando na boa defesa de Onana. O City ainda perdeu Kevin De Bruyne. O meia belga sofreu uma lesão muscular na coxa e precisou dar lugar para Phil Phoden antes dos 40 minutos, repetindo o drama da decisão há dois anos contra o Chelsea, quando sofreu uma fratura no rosto e também deixou a decisão ainda no início.
Na volta do intervalo, o nervosismo de uma decisão de Liga dos Campeões tomou conta dos dois lados. A cada marcação (ou falta dela) do árbitro polonês Szymon Marciniak, muita reclamação.
Aos 13 minutos, a Inter de Milão teve a sua melhor oportunidades após Lukaku entrar no lugar de Džeko. O atacante belga esperava livre dentro da área depois de Lautaro aproveitar uma bobeada de Akanji, mas o argentino tentou o chute e parou na boa defesa de Ederson.
E se os atacantes não estão resolvendo, Rodri aparece para abrir o placar para o Manchester City aos 22 minutos. Ele recebeu na entrada da área de Bernardo Silva e chapou do lado esquerdo de Onana, sem chances para o goleiro camaronês. É o quarto gol do volante espanhol na temporada.
Logo na sequência, Dimarco acertou a trave de Ederson e no rebote a bola acabou explodindo em Lautaro, que atuou como zagueiro do City no lance e acabou impedindo o gol de empate da Inter de Milão sem querer.
O Manchester City soube controle a partida após ficar em vantagem no placar e quando foi pressionado contou com Ederson. O goleiro brasileiro fez um verdadeiro milagre aos 43 minutos em cabeçada a queima roupa de Lukaku para impedir o empate.
E Ederson ainda apareceu no último lance da partida para defender cabeçada da Inter de Milão e fazer a torcida do City explodir em alegria o Atatürk Olympic Stadium.
O início do período de chuvas traz com ele inúmeras preocupações para a população. Diante disso, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da...