Moradores do bairro Alvorada realizaram um protesto na manhã desta terça-feira (12) contra a instalação dos novos medidores da Amazonas Energia e atearam fogo entre as ruas 12, 15 e 17 para impedir o serviço da concessionária. A Polícia Militar foi acionada para controlar a situação.
Os funcionários compareceram ao 10º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após serem expulsos do local, para registrar um boletim de ocorrência, orientados pelos supervisores da empresa.
A Amazonas Energia nega que estivesse instalando os novos medidores como Sistema de Medição Centralizada (SMC) e que apenas iriam realizar serviços de manutenção rotineiros da rede elétrica.
O Projeto SMC está suspenso temporiamente de acordo com a liminar publicada no dia 8 de junho deste ano pelo desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior.
Em nota, a concessionária alega que impedir os serviços programados prejudica a continuidade e qualidade do serviço oferecido à população.
“A Amazonas Energia informa que todos os serviços agendados na data de hoje para o bairro Alvorada tratavam-se de serviços comerciais, de rotina e inspeções devidamente notificadas, em conformidade com a lei.
Ressaltamos que legislação do setor elétrico, no art. 228 da Resolução 1.000 da ANEEL, determina que os medidores pertencem à distribuidora, de forma que o cliente detém a salvaguarda dos equipamentos apenas.
Impedir os serviços agendados prejudica a continuidade e qualidade do serviço. A empresa repudia todo e qualquer ato de violência contra suas equipes e tomará as devidas providências”.
*Com PMS