Em Parintins, o avanço da cheia volta a causar preocupação no município. Nos últimos dias, o Rio Amazonas apresentou um ritmo acelerado na subida das águas e o município já está em situação de atenção.
Os pescadores Luís Lopes e Francinaldo Pereira agora pescam em uma área da orla de Parintins onde, há uma semana, eles estacionavam um triciclo.
De acordo com o monitoramento da Defesa Civil, voltou a ficar acelerado o ritmo de subida das águas. Nesta segunda-feira (28), o Rio Amazonas alcançou a marca de 7,81 metros – um aumento de 4 centímetros na comparação com o dia anterior.
O município já entrou para o status de ‘situação de atenção’ para a Defesa Civil estadual. Nesse estágio, a cota do rio se encontra acima da média do nível considerado normal, e a orientação é para autoridades se organizarem e manterem atualizados os planos de contingência para ajudar famílias que podem vir a ser afetadas.
Com base na previsão do tempo, está sendo esperado um volume elevado de chuvas para o trimestre de março a maio na região do baixo Amazonas.
*Com g1