O Papa Francisco completa nesta sexta-feira, 17 de dezembro, 82 anos de vida.
Jorge Mario Bergoglio nasceu em uma família católica, em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. Seus pais, Mário José Bergoglio e Regina Maria Sívori, eram imigrantes italianos.
Jorge foi batizado no dia de Natal de 1936, na Basílica Maria Auxiliadora e São Carlos, da capital argentina. Estudou no Colégio salesiano e na Escola de Educação Técnica, onde se formou como técnico em química.
Durante a sua juventude, Bergoglio foi acometido por uma enfermidade pulmonar e submetido a uma operação cirúrgica, na qual foi extirpada parte de seu pulmão.
Ingresso na Companhia de Jesus e ordenação sacerdotal
Em 11 de março de 1958, ingressou para a Companhia de Jesus e concluiu seus estudos no Seminário Jesuíta de Santiago do Chile. Durante o Curso de Teologia foi ordenado sacerdote em 13 de dezembro de 1969, com quase 33 anos de idade. Partiu para a Espanha, em 1970, onde terminou seus estudos e fez sua profissão perpétua como Jesuíta.
Ao voltar à Argentina, foi mestre de noviços, professor na Faculdade de Teologia de San Miguel, consultor provincial da Companhia de Jesus e reitor do Colégio Máximo da Faculdade San José.
Arcebispo de Buenos Aires e cardinalato
Jorge Bergoglio foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires, pelo Papa João Paulo II, em 1992; depois coadjutor e, em 1998, sucessor do cardeal Antônio Quarracino, tornando-se Arcebispo de Buenos Aires. Foi criado cardeal por João Paulo II em 21 de fevereiro de 2001, ocupando muitos cargos importantes na Igreja.
O cardeal Bergoglio foi presidente da Conferência Episcopal Argentina, por dois períodos consecutivos (2005-2011) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).
Estilo de vida simples e austero
Contudo, o cardeal Bergoglio sempre manteve um estilo de vida simples e austero: vivia em um pequeno apartamento, em vez do palácio arquiepiscopal; utilizava os transportes públicos para se locomover e fazia a sua comida; gostava de óperas, tango e futebol, sendo sócio e torcedor do time São Lourenço de Almagro.
Ao completar 75 anos, o cardeal Bergoglio apresentou sua renúncia, por limite de idade, ao Papa Bento XVI, e queria retirar-se em uma Casa para Sacerdotes idosos ou enfermos, levando uma vida de oração e de direção espiritual.
Eleição à Cátedra de Pedro
Porém, no dia 11 de fevereiro de 2013 o Papa Bento XVI renunciou ao governo da Igreja, sendo convocado um novo Conclave, durante o qual o cardeal Jorge Mário Bergoglio foi eleito, em 13 de março de 2013, seu Sucessor, escolhendo para si o nome de Papa Francisco, em honra a São Francisco de Assis.
Bergoglio é o primeiro Papa do Continente Americano, o primeiro não europeu em mais de doze séculos, o primeiro da Companhia de Jesus e o primeiro a chamar-se Francisco.
Hoje, com 82 anos de idade, o Papa Francisco, proveniente “quase do fim do mundo”, como ele mesmo afirmou, governa a Igreja há mais de cinco anos.
*Com informações do Vaticano News