A 16ª Caminhada de Conscientização Racial do bairro da Compensa será realizada hoje (19), com saída em frente ao CDC da Compensa II, reunindo moradores, estudantes e lideranças culturais para reforçar a valorização da cultura negra e combater o racismo, em uma iniciativa promovida pela Associação de Capoeira Arte Revelação, que há 15 anos organiza o evento.
Criada em 2010, a caminhada integra a mobilização nacional pelo Dia da Consciência Negra, celebrado oficialmente em 20 de novembro e instituído pela Lei nº 12.519/2011.
O objetivo é sensibilizar crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede pública de ensino — além da comunidade em geral — para reconhecerem a contribuição da cultura negra na formação da identidade brasileira.
A edição de 2025 terá como convidado especial o rapper, poeta, arte-educador, produtor cultural e ativista MC Yogi Nkrumah, referência nacional do hip hop.
Também confirmaram presença, além de autoridades locais:
Mestre Gato, pioneiro da capoeira no Amazonas;
Mestre Pernambuco, de Recife;
Mestra Nega Tana, de São Paulo;
Mestre Nunes, baiano radicado na Turquia.
Trajeto
A caminhada seguirá pelas ruas Belo Horizonte, Avenida Brasil, Ribeiro Couto (antiga Rua Natal), Rua da Prosperidade e Rua Manaus, encerrando em frente ao Centro de Artes Irmã Yolanda Setúbal, na Compensa II.
Apoio
A ação conta com apoio da Seduc, Semed, Sejusc, Arquidiocese de Manaus, Instituto Acariquara, Polícia Militar, Manaustrans, BATRAN/PM-AM e da comunidade local.
Com informações da assessoria













